Começa a 05 de Fevereiro a digressão da revista, na Livraria Centésima Página em Braga, e segue depois para Guimarães e Porto.
Com cerca de metade dos seus exemplares já vendidos, o número 2 da PULSAR – uma revista assinala um momento de crescimento deste projecto da Plataforma do Pandemónio, que conta com Sara F. Costa, Marta Moreira e Jefferson Rib como editores. O coletivo arranca com a sua digressão por diferentes espaços espalhados um pouco por todo o país, começando pela zona Norte: dia 05 de Fevereiro inauguram estas apresentações na Livraria Centésima Página, em Braga, mas prosseguem logo dia 07 na livraria Rimas & Tabuadas, em Guimarães. Dia 19 é dia de ir ao Porto, marcando presença numa das mais emblemáticas livrarias da cidade, a Livraria Flâneur. Em cada apresentação os editores convidam diferentes artistas do vasto leque que integra este 2o número para uma tertúlia descontraída, onde o papel da Arte hoje é o mote e onde todos são convidados a participar.
Esta edição promove uma reflexão multidisciplinar em torno da temática do Tempo, com trabalhos nas áreas da fotografia, pintura, ilustração, colagem, vídeo, ensaio, conto, poesia, música e ainda diferentes cruzamentos disciplinares. Compõem-na diferentes autores e artistas, entre associados da Plataforma do Pandemónio e convidados, como: Afonso Cruz, Sara F. Costa, Amadeu Baptista, João Bosco da Silva, Francisca Camelo, Nuno Brito, Ellen Lima, Lígia Reyes, Marta Moreira, Miguel Ramos, Jefferson Rib, Karla Ruas, Ana Monteiro, Flávia Carmagnanis, Leonor Teixeira, Solange Azevedo, Maria Giulia Pinheiro, Tiago Oliveira e Henrique Vilão. Além destes, destacam-se neste número o projecto Estórias da Cidade e a entrevista a Carolina Lapa, segmentos que, nas palavras da direção artística da revista, “se pretendem preservar a cada número; é para nós muito importante trazer visibilidade a projectos de educação artística ou mediação cultural que actuem activamente nas comunidades em que se inserem, como é o caso do Estórias da Cidade”. O projecto também desenvolveu uma open call nas artes visuais durante o mês de Novembro, que selecionou oito artistas emergentes no panorama nacional e internacional, outra pedra de toque desta revista multidisciplinar: Ari Vicentini, Karine Menezes, João Meirinhos, Margarida Bolsa, Maryam Baydoun, Charlotte Jeanningros, Lorena Sequeyro e Marcellus Braga Machado.
A Plataforma do Pandemónio é um colectivo de criação artística bracarense, com uma actividade prolífica nas áreas não só da criação, mas também da mediação e programação cultural. Além das livrarias supracitadas, a PULSAR está também disponível nas livrarias Snob, Leituria e Menina e Moça (Lisboa), e chegará brevemente a novos espaços nacionais.
Mais info: https://plataformadopandemonio.com/pulsar-uma-revista/