Loading...
Notícias

NOVO ÁTICO: programação de NOV e DEZ 2022 com Club Makumba, S. Pedro, Surma e um concerto de Natal de JP Simões

A programação do Novo Ático para as matinés da cidade do Porto inclui, até ao fim do ano, concertos de Club Makumba (06 NOV), S. Pedro (20 NOV) e Surma (11 DEZ), encerrando a programação de 2022 com um concerto de JP Simões na tarde de Natal (25 DEZ).

Desde junho de 2022, o NOVO ÁTICO tem animado as matinés de domingo da cidade do Porto com uma programação diversa e para todos os públicos, procurando devolver à cidade um espaço cultural eclético e de referência com espetáculos de artistas de destaque, a preços acessíveis.

Depois de um concerto completamente esgotado de Cassete Pirata no passado dia 30 de outubro, a programação de novembro arranca com Club Makumba (06 NOV).

Os Club Makumba, projeto de Tó Trips, João Doce, Gonçalo Prazeres e Gonçalo Leonardo, abrem a janela para uma viagem pelas sonoridades do Mediterrâneo e pela África imaginada, no fundo para uma música sem preconceitos e sem fronteiras.
Depois de se apresentarem ao vivo no espetáculo de abertura da WOMEX 22 em Lisboa e de passarem pelo BIME, evento dedicado à música ibérica em Bilbau, ocupam o palco do Novo Ático no próximo domingo, 6 de novembro, para apresentar o disco homónimo “Club Makumba”.

No dia 20 o palco pertence a S. Pedro, que vai partilhar as canções dos seus álbuns “O Fim” (2017) e “Mais Um” (2019). Ganhou notoriedade enquanto líder dos doismileoito, e depois reinventou-se como S.Pedro. O disco de apresentação, O Fim, foi a sua resposta às muitas ideias soltas que se acumulavam no computador e no telemóvel e que tinham de ser concretizadas. Construiu um estúdio, uma espécie de oficina de artesão, e foi gravando, aperfeiçoando arranjos, adicionando instrumentos, e convidando amigos para colaborarem. O segundo álbum, Mais Um, reforça as ligações do músico às suas origens, mais precisamente ao Norte, Maia e integra várias histórias cantadas que prometem embalar o público neste mês de novembro.

A programação de novembro encerra com Aníbal Zola, no dia 27, em substituição de Irma que, por motivos de força maior, teve de cancelar o seu concerto.
Aníbal Zola, cantautor e contrabaixista com formação académica em Jazz, utiliza, desde 2008, a língua portuguesa como cúmplice no processo de composição. Musicalmente viaja pelo Samba e a Bossa Nova do Brasil, o Tango ou a Chacarera da Argentina ou o Bolero Cubano, sem nunca esquecer o Jazz, que é o seu ponto de partida e a sua formação académica.  No NOVO ÁTICO vai apresentar o seu mais recente disco, “Quem sai aos Seus”, editado em Abril.

Para fechar o ano, a programação de dezembro arranca no dia 4 com Gama, o jovem rapper portuense conhecido pelos singles “Borboleta” e “Firma“, estando o primeiro nomeado para os PLAY – Prémios da Música Portuguesa. Nos temas que edita e nos seus espetáculos ao vivo, tem mostrado uma faceta arrojada com a sintonização entre o Hip Hop e o Rock, onde as guitarras rompem a sonoridade a que o primeiro género habituou.

Segue-se Surma no dia 11, para apresentar o novo disco e segunda longa duração da sua carreira: “Alla“. Este disco junta ao seu universo convidados de várias áreas, da música clássica ao punk, da eletrónica à música do mundo como Pedro Melo Alves, baterista e percussionista e João Hasselberg, contrabaixista que colaborou com nomes como João Paulo Esteves da Silva, Luísa Sobral, Júlio Resende ou Salvador Sobral.

Cristina Branco & João Paulo Esteves da Silva sobem ao palco do NOVO ÁTICO no dia 18 de dezembro. Desde 2000 que a cantora e o instrumentista têm partilhado vivências únicas ao vivo, testemunhadas por muitos mas nunca editadas até este ano. Surgiu assim a génese de “Amoras numa Tarde de Outono“, um álbum que procura registar, como um documento fotográfico, o trabalho que o duo vem tecendo em palco nos últimos 20 anos e que é agora apresentado, ao vivo, no Porto.

No dia 25 as celebrações natalícias assinalam-se ao som de JP Simões e do seu incontornável cancioneiro.

Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *