Loading...
Notícias

Alexandre Soares edita “Ouvido Interno”

Nascido no Porto, Alexandre Soares é uma extraordinária biografia viva da música portuguesa

Tendo iniciado a carreira em 1980 como guitarrista e compositor dos GNR – grupo do qual foi co-fundador e primeiro vocalista – vem mais tarde a integrar a banda Três Tristes Tigres (distinguida pelo jornal Blitz com o prémio do disco e grupo do ano) que regressou em 2020 aos palcos, por ocasião da edição do álbum “Mínima Luz”.


Alexandre Soares dedica-se à criação de bandas sonoras para cinema, teatro e dança, e está ligado à Associação Sonoscopia, que se centra na música experimental e pesquisa sonora, contudo, fruto de um tempo estranho e livre que a pandemia providenciou, brinda-nos hoje com “Ouvido Interno”, um disco sem canções, mergulhado numa dança contemporânea lenta e eléctrica, com sintetizadores modulares e guitarras que gritam.

Em paralelo com este passo na carreira, Alexandre Soares toca regularmente com os Osso Vaidoso e tem sido figura presente nos espectáculos ao vivo de “20.000 Éguas Submarinas” de Rui Reininho, que mereceu um apontamento prosaico do próprio:

“Sem dúvida é um Disco Voador porque faz parte do fantástico, do seu imaginário e nós, mesmo os que já avistámos algum, nunca tínhamos Ouvido Interno nenhum como ele e recebemos atentamente a mensagem. Estamos fartos de vírgulas. Até de palavras. Estamos fartos e fartas de Tudo. Nunca tínhamos ouvido isto, pois não? Muito Obrigado.” Rui Reininho, Leça da Palmeira, Outubro 2022

Envolto num ambiente rico em experimentação e improviso, o disco conta ainda com a colaboração de Eleonor Picas (Harpa) e Pedro Oliveira (Clã, Krake e peixe-avião). “Ouvido Interno” já se encontra disponível nas plataformas de streaming e pode ser encomendado em formato vinil a partir do Bandcamp do artista. Em breve serão divulgadas as datas de apresentação ao vivo.

Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *