Loading...
Reviews

O precioso mundo de Toubkal

Depois dos singles lullaby e the wolves nos terem chegado em Maio e Setembro, lançado hoje, “The Great Round” é o ep de estreia de Toubkal, e é mesmo o disco que estávamos a precisar neste momento.

toubkal – do berbere, a terra que fala ou aquele que acredita na terra – é o pseudónimo de Bruno Barreira, jovem portuense de raízes transmontanas e médico de profissão. Este ep de estreia trás com ele 4 canções (mais uma na versão física do mesmo) e todas elas são complexas, cheias de pequenos mundos para descobrir, mas embora diferente, encaixam de forma perfeita.

Mas vá, porque dissemos nós no inicio que este era o disco que estávamos a precisar neste momento? Garantimos que depois de o ouvirem vão perceber logo.
“The Great Round” transporta-nos de imediato para uma realidade paralela. Para um mundo calmo e relaxado, como se estivéssemos numa viagem no meio de uma qualquer paisagem de cortar a respiração, em que somos só nós e a música.
Ou então como um filme, em que cada faixa é uma cena diferente, com intensidades diferentes, mas em que o sentimento de liberdade, de introspeção e reconciliação com nós mesmos está sempre bem presente. E num mundo que está cada vez mais confuso, agitado e muitas vezes sem grande sentido é bom encontrar um sitio para respirar. Este EP é esse sitio.

Destacar o single “The Wolves” é obrigatório, tal como é a surpreendente “Nocturne”, onde a voz cristalina de Ana Rita Melo Alves encaixa de forma sublime com a de Toubkal naquela que é provavelmente a nossa faixa favorita do álbum.


Este primeiro disco de curta duração, conta com a colaboração inestimável de Alcino Canas (bateria), Ana Rita Melo Alves (voz no tema nocturne), João Figueiredo (baixo) e Tiago Lopes (backing vocals e uma contribuição preciosa no arranjo dos temas), tendo sido gravado, misturado e masterizado por João Figueiredo (senhor engenheiro recordings).
A primeira apresentação ao vivo deste EP, será no Convento São Francisco, em Coimbra, no dia 30 de Novembro, às 19 horas, no âmbito do ciclo de programação “Café Curto”, com a curadoria da produtora Blue House.
Review do ep “The Great Round” de Toubkal. 
@queamoreeste, Novembro 2021
Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *