Loading...
EntrevistasReportagens

ALLVENUES – A união cultural entre o Norte de Portugal e a Galiza

all venues

O ALLVENUES é uma plataforma on-line de recintos e agentes, que pretende estabelecer uma ligação de pequenos espaços culturais entre o Norte de Portugal e o Norte de Espanha (região da Galiza).

A plataforma permite que locais e agentes partilhem e explorem oportunidades de agendamento para artistas nacionais e internacionais. Para dar início a este projeto, montaram um circuito de 4 tours, compreendendo 24 concertos em 11 locais distintos, recebendo 8 artistas emergentes que definem as tendências em vários géneros musicais.

allvenues
allvenues

Olá! Desde já, muito obrigada por se terem lembrado de nós! Podem contar-nos um pouquinho de como e porque é que surgiu este projeto?
O projeto surge em 2019, no resultado do trabalho conjunto de duas promotoras, uma portuguesa, a A Macho Alfa – Associação Cultural, e a galega, La Melona. Ambas trabalham regularmente com as pequenas salas de concertos dos circuitos portugueses e galegos, respetivamente. Depois de um período de colaborações pontuais em palcos dos dois lados da fronteira, designadamente em projetos como o Melona Fest ou os concertos do Isto Não É o Milhões de Festa, surge a oportunidade de embarcar num projeto conjunto. O Maus Hábitos, que é uma sala de referência para todas as pequenas salas de concertos de ambas as regiões, junta-se ao projeto como sala associada do mesmo, na sequência de um passado de caminhos conjuntos.

Podes adquirir os bilhetes da TOUR #1: aqui.


Qual é a principal missão das atividades a que se propõe?

O ALLVENUES propõe-se a ajudar a unir dois circuitos que funcionaram até agora de forma quase independente, o português e o espanhol, promovendo uma abrangente digressão de concertos conjuntos e criando uma plataforma para a colaboração de salas e agentes, dos dois lados da fronteira.

Sentiram alguma dificuldade na construção e apresentação deste projeto ou, pelo contrário, foi algo que acabou por se aliar a uma necessidade?
O ALLVENUES pretende ser uma solução para algumas das dificuldades das pequenas salas de concertos, tendo sido a sua conceção idealizada num contexto pré-pandémico. Estas entidades são, nestas regiões – e poder-se-á dizer, em toda a península Ibérica, à exceção das salas das capitais – estruturas frágeis economicamente, desconsideradas pelo Estado e, frequentemente, pouco apreciadas pelas comunidades em que se inserem. O ALLVENUES pretende ser uma ferramenta de mobilização conjunta de um sector, fortalecendo-a através da criação de oportunidades, aproximando-o de contextos mais dinâmicos como o do centro da Europa.


Como é que foi idealizada a programação desta primeira intervenção da ALLVENUES? Como é que funcionou a seleção dos artistas e dos locais?

A programação e escolha de salas foi levada a cabo pelos três elementos deste projeto, A Macho Alfa, La Melona e Maus Hábitos. As salas escolhidas são pequenas salas de concertos com capacidade de até 400 pessoas, são espaços de referência nas cidades onde se inserem, que contam com programação própria e regular. A programação procura ser representativa das linhas programáticas destas promotoras e adequada a este tipo de salas.

Onde e como é que gostariam de ver este projeto daqui a 5-10 anos? Isto é, quais são as vossas ambições para o futuro?
No futuro gostaríamos de ver a plataforma como uma ferramenta indispensável para salas e agentes e uma base de dados de eventos, salas e artistas para o público.

Gostariam de deixar algum convite especial aos nossos seguidores? É este o momento!
Convidamos todas e todos a juntarem-se a nós e a voltar a ir a noites de concertos nestas salas, que estiveram encerradas durante tanto tempo.

Entradas em: www.allmusicvenues.com

Novidades nas nossas redes: Facebook e/ou Instagram

Para finalizar, que amor é este que liga Portugal à Galiza?
Um amor que surge da proximidade destas regiões e dos amigos feitos do outro lado da fronteira.

Obrigada!
Nós é que agradecemos!

Entrevista com a organização da plataforma ALLVENUES, por volta do primeiro ciclo de concertos com data de arranque prevista para o dia 08 de Outubro de 2021, no Maus Hábitos, no Porto.

Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *