Loading...
Notícias

Eco Festival Azores Burning Summer regressa dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto

ECO FESTIVAL AZORES BURNING SUMMER

25, 26, 27 e 28 de Agosto

Praia dos Moinhos, Porto Formoso, São Miguel

O PRIMEIRO ECO-FESTIVAL DOS AÇORES REGRESSA EM 2021 DE UMA FORMA ESPECIAL COM A PROGRAMAÇÃO “MOINHOS REVIVAL”

O Eco Festival Azores Burning Summer acontece no Porto Formoso desde 2015. Não é um festival para massas, mas sim, um evento de acesso equilibrado, seguro e confortável, que promove uma programação musical de qualidade e integrada no contexto natural da Praia dos Moinhos, a par de uma forte sensibilização ambiental.

O evento caracteriza-se como um laboratório sócio-ambiental, onde o público tem acesso a um conjunto de práticas que visam o desenvolvimento de uma consciência ecológica colectiva com vista à mudança de comportamentos para um modo de vida mais sustentável. Esta estratégia materializa-se não só através das medidas ecológicas introduzidas, testadas e promovidas no evento, mas também por uma programação ecológica que engloba os debates “Eco Talks”, a exposição de veículos elétricos, a feira de ecodesign “Burning Market”, projectos de Land Art e o ciclo de Cinema ao ar livre.

organização do Eco Festival Azores Burning Summer está solidária com os artistas e profissionais do sector cultural afetados pela pandemia e associa-se a todas iniciativas culturais que, por todo o mundo, fomentam a retoma segura e responsável da actividade cultural. Deste modo e tendo em conta o sucesso do plano de vacinação e as perspectivas de alcance de imunidade de grupo em todas as ilhas da Região Autónoma dos Açores, bem como o levantamento das restrições com vista à retoma da actividade nos diversos sectores económicos e sociais, a 7ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer irá decorrer nos dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto de 2021 na Praia dos Moinhos, Porto Formoso.

A prudência relativamente à realização de eventos culturais com público no actual contexto e a escassez de financiamento obrigam a que a edição de 2021 mantenha um formato restrito e circunscrito à Praia dos Moinhos. A edição de 2021 repete o modelo implementado em 2020, em que o evento decorreu apenas no recinto da esplanada do bar da Praia dos Moinhos, seguindo todas as regras determinadas pela Autoridade de Saúde Regional.
Para a edição de 2021, a organização do festival estabeleceu uma programação diurna, entre as 16h00m e as 20h00m, em pleno período balnear, acessível a quem frequentar a Praia dos Moinhos nos dias do evento e uma programação noturna, entre as 20h00m e as 00h00m. Todas as performances decorrem sobre o palco montado na esplanada do bar da Praia dos Moinhos. O evento é organizado pela ARTAC – Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde.

MOINHOS REVIVAL

A Praia dos Moinhos no Porto Formoso é um local caracterizado por uma profunda beleza natural, ideal para a realização deste festival que se distingue dos restantes pela articulação entre a sua programação musical e cultural, a sensibilização ecológica e a valorização do conforto e experiência do seu público.
Os lugares são pessoas e estas são memórias. O projecto MOINHOS REVIVAL pretende celebrar e eternizar os bons momentos partilhados pelas várias gerações que se cruzaram e conviveram na Praia dos Moinhos a partir do final da década de 70. Pretende assim resgatar um legado emocional, o espírito de uma época onde a liberdade, a amizade e o culto pela boa música viveram lado a lado. Com este projeto pretende-se aproximar o público da essência do festival, alicerçando, deste modo, a sua identidade e estabelecer uma ligação afectiva entre opúblico, a Praia e o festival.

Esta iniciativa desenvolve-se em diferentes vertentes e momentos presentes na programação do festival.

MOINHOS REVIVAL passará a ser o título da programação de acesso gratuito que anualmente promovemos na Praia.


PROGRAMA:

Durante quatro dias, vários artistas internacionais, regionais e nacionais irão subir ao palco montado na esplanada do bar da Praia dos Moinhos. A edição de 2021 destaca a presença dos Djs anfitriões do festival, a actuação de duas bandas nacionais, a parceria estabelecida com o Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores – e o projecto MOINHOS REVIVAL que pretende resgatar a ligação afectiva entre o público e a Praia dos Moinhos através de diversos projectos, entre os quais a instalação da “Barraca Pereira” e o concerto de covers que irá reunir diversos artistas locais.

A edição de 2021 irá decorrer em condições idênticas às da 6ª edição, realizada em 2020, onde não houve qualquer registo de intercorrências no contexto pandémico.

Datas: 25, 26, 27 e 28 de Agosto

Local: Praia dos Moinhos – Porto Formoso

Localização do Palco: Esplanada do bar da Praia dos Moinhos

Área da esplanada: 600m²

Lotação Limitada: 200 pessoas

Programação: 16h00m – 00h00m

 

25 de Agosto (quarta-feira)

16h00m – DJ Set: Good In Da Hood

18h30m – Concerto: We Sea

20h00m – DJ Set: Um Gajo Chamado Keany

22h30m – Cinema na praia: “Ophir”, de Alexandre Berman e Olivier Pollet, 2020, 97 minutos (Prémio do Público  – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores)

00h00m – Encerramento

26 de Agosto (quinta-feira)

16h00m – DJ Set: Tape

18h00m – Concerto: MOINHOS REVIVAL by AsPeGiiC & Friends

20h00m – DJ Set: Myke Lone

22h30m – Cinema na praia: “Otra Condena”, de Juan Manuel Repetto, 2020, 84 minutos (Prémio Internacional  – Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos – NOMA Azores)

00h00m – Encerramento

27 de Agosto (sexta-feira)

16h00m – DJ Set: Paco Piri Piri

18h30m – Concerto: Eu.Clides

20h00m – DJ Set: Pedro Tenreiro

22h00m – DJ Set: John Stapleton

00h00m – Encerramento

28 de Agosto (sábado)

16h00m – DJ Set: Isilda Sanches

18h30m – Concerto: White Haus

20h00m – DJ Set: Mesquita

22h00m – DJ Set: Adrian Sherwood

00h00m – Encerramento

POSICIONAMENTO DO FESTIVAL

  • Promover a ideia de sustentabilidade e exclusividade posicionando o festival como um evento de características únicas nos Açores, bem como no contexto nacional e europeu dos festivais de Verão.
  • Proporcionar um evento diferenciador que seja uma alternativa de qualidade à oferta existente pelas particularidades do seu programa, postura ambiental e pela singularidade do local onde acontece.
  • Promover e praticar turismo e cultura sustentáveis, afirmando o concelho da Ribeira Grande, a ilha de São Miguel e os Açores enquanto geografia acolhedora e promotora de eventos culturais de qualidade.
  • Posicionar o Porto Formoso na rota dos festivais ecológicos nacionais e internacionais, salientando o pioneirismo do evento no contexto açoriano.

ECOLOGIA/ GESTÃO AMBIENTAL

Introduzimos, testamos e promovemos medidas ecológicas.

A organização do festival tem como objetivos a redução do lixo e do desperdício e a alteração de hábitos de consumo por parte do público, sendo que a maior meta a alcançar é o despertar da consciência ecológica coletiva.
Contribuímos para a afirmação dos Açores enquanto destino sustentável.

  • Evento “Zero Desperdício”, “Zero Ruído Visual”
  • Recurso a sistemas de refill no serviço de bar
  • Disponibilização de ecopontos no recinto do evento
  • Higienização regular dos ecopontos disponíveis
  • Limpeza regular do recinto do evento
  • Limpeza da praia caso seja necessário
  • Programa musical adequada às características e envolvência natural da Praia dos Moinhos
  • Produção de som entre as 16h00m e as 00h00m no cumprimento de todos os requisitos legais

 

MEDIDAS DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO DA COVID-19

Os acessos à Praia dos Moinhos, ao recinto do evento, instalações sanitárias e outras áreas públicas do festival serão monitorizados e controlados por elementos da organização em articulação com as entidades competentes e forças de segurança. A 7ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer resume-se a uma programação cultural, de acesso livre, destinada a quem frequentar a Praia dos Moinhos nos dias 25, 26, 27 e 28 de Agosto de 2021.

O Plano de Contingência elaborado para a edição de 2021 recebeu a aprovação da Direção Regional da Saúde.

  • O acesso à Praia dos Moinhos é livre e faz-se por um único circuito pedonal
  • A organização irá promover a entrada e saída na praia de forma alternada para evitar o cruzamento de pessoas
  • A vigilância da praia irá estender-se até às 20h00m com a presença de nadadores salvadores
  • O recinto do evento será montando no interior da esplanada do bar da praia, devidamente vedada
  • A lotação do recindo do evento não irá exceder as 200 pessoas em simultâneo
  • O acesso ao recinto do evento faz-se mediante a validação do certificado digital de vacinação, testagem ou recuperação ou com a realização prévia de teste aos participantes, espectadores e colaboradores
  • Poderão ser aceites testes RT-PCR (se realizado nas últimas 72h), teste rápido de antigénio (se realizado nas 48h anteriores) e autoteste (se realizado à entrada do evento)
  • A validação do certificado digital de vacinação será feita através da aplicação Passe Covid
  • A lotação e utilização do recinto do evento será controlada pela organização e empresa de segurança privada
  • A organização do evento irá promover o cumprimento integral das medidas de proteção previstas para as zonas balneares, bares/ esplanadas e estabelecimentos de restauração
  • Será disponibilizado gel desinfetante
  • É interdito o transporte de bebidas alcoólicas adquiridas no bar da praia para fora do recinto do evento
  • Será promovida a desinfeção das instalações sanitárias e espaços comuns de maior utilização
  • O público deverá ocupar as mesas espalhadas na esplanada, de modo a evitar aglomerados
  • O público deverá respeitar os circuitos e procedimentos que estão definidos para o recinto do festival de forma a promover o distanciamento físico e reduzir, tanto quanto possível, o cruzamento entre pessoas
  • Utilização de equipamentos de protecção e prevenção contra a Covid-19 pelos colaboradores
  • Actuações dos artistas e localização do público ao ar livre
  • Determinação de uma área reservada aos artistas
  • Utilização do palco de acordo com a lei vigente
  • Área de isolamento para os casos suspeitos ou identificados com Covid-19
  • Serão utilizados copos descartáveis ou reutilizáveis, sendo que os últimos serão sempre higienizados a alta temperatura após cada utilização
  • Será solicitada a apresentação de teste/ certificado de vacinação aos colaboradores e artistas provenientes do exterior da Região Autónoma dos Açores
  • Será efetuada a medição de temperatura a todos os artistas e colaboradores
  • A organização poderá efetuar a medição de temperatura, com recurso a termómetro contactless, a quem aceder ao recinto do evento

ARTAC
A ARTAC é uma associação sem fins lucrativos que se dedica à organização, produção e ao apoio de projetos nas áreas do turismo, ambiente, cultura e saúde. A ARTAC – Associação Regional para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo, Ambiente, Cultura e Saúde dos Açores tem como objetivo estimular a sociedade nessas vertentes contribuindo para a sustentabilidade das nove ilhas do arquipélago dos Açores.

LINKS OFICIAIS
Site: www.azoresburningsummer.com

Facebook: facebook.com/azoresburningsummer

Instagram: instagram.com/azoresburningsummer

Youtube: https://bit.ly/2x7WWvZ

Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *