Loading...
Artigos de Opinião

Mas que bela M*RDA de ano, hein?

Na nossa última publicação das #SegundasLiterárias do ano demos a conhecer mais uma autora portuguesa. Susana Araújo é poetisa, ensaísta, ficcionista, investigadora e professora. O seu mais recente livro “Discurso aos Pacientes Cirúrgicos” foi editado pela Não Edições em setembro deste ano e recomendamos avidamente a sua leitura!


Escolhemos este poema com o intuito de nos fazer reflectir bastante sobre este ano sofrido e posteriormente contrariar a mensagem de conformidade com a falsa esperança da vida e desalento que nos deixa. Este ano acreditamos mesmo em quase tudo e em quase nada. Estivemos mais juntos e separados do que nunca. Foi toda uma bipolaridade de sentimentos e emoções, que levaram até os mais estáveis de nós a experienciar estados de ânimo de pura ansiedade. Esta dúvida do “Vai ficar mesmo tudo bem?” é inquietante. Inegavelmente,  para muitos de nós (em diversos aspectos da vida) a resposta já não é positiva de momento.

É mesmo caso para dizer ou gritar de pulmões bem abertos:

MAS QUE BELA M******RDA DE ANO!

E gritem, o quanto sentirem necessidade!

No entanto, apesar de ser cliché o que vamos dizer de seguida, podem ter a certeza que todas as tempestades passam… Já chega de conformismo pessimista disfarçado de realismo que só aumenta estados depressivos e não traz nada de positivo ao nosso interior e ao dos outros. 

E se 2020 foi o ano que estivemos à espera?

Um ano, tão desconfortável, tão doloroso, tão assustador, tão cru: que nos forçou realmente a crescer e evoluir? Um ano que pareceu gritar tão alto, que finalmente nos acordou do nosso sublime sono intolerante e ignorante.

Um ano em que finalmente aceitamos a necessidade de mudança. Declaramos mudança. Trabalhamos para a mudança. Fomos a mudança.

2020 não foi cancelado, pelo contrário, foi o ano mais importante de todos.

2021 poderá ser igual, pior ou melhor. Não interessa. Lembrem-se:

“If you are going through Hell, why would you stop there? Keep going!”

Já passamos por tanto, desistir agora a meio da corrida, não faz de todo sentido.
Da nossa equipa só desejamos a todos muita saúde mental e física.

Continuem a acreditar em festivais de verão ♥

Por último, não se esqueçam que a música é um dos melhores aconchegos para a alma, temos duas Playlists que fizemos com a vossa ajuda, perfeitas para estes tempos conturbados 🙂

Spread the love
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *